A Biblioteca de Babel

“Quando se proclamou que a Biblioteca abarcava todos os livros, a primeira impressão foi de extravagante felicidade. Todos os homens sentiram-se proprietários de um tesouro intacto e secreto”. [Jorge Luis Borges em Ficções]

Em comemoração aos dez anos de atuação do Instituto Tomie Ohtake, iniciou-se ontem a exposição Os Primeiros Dez Anos. O evento apresenta trabalhos de 50 artistas que auxiliaram no desenvolvimento da arte contemporânea nos últimos 10 anos.

Seria um apanhado geral de exposições que já passaram pelo Instituto, mas há obras inéditas feitas especialmente para a mostra – é o caso dos trabalhos de Cadu e Vitor Cesar. E entre artistas como Ana Elisa Egreja, Armando Queiroz e Amilcar Packer, o que me chamou atenção foi o projeto de Marilá Dardot.

Vi no blog da Dani Arrais. “A Biblioteca de Babel”, que teve sua primeira exposição em 2005, é praticamente aberta a intervenções dos visitantes – só que de uma maneira um pouco diferente. Para participar, o visitante deve emprestar um livro que considere imprescindível em sua biblioteca pessoal – ou seja, não adianta chegar ao local com um título em péssimo estado só para desfazer-se dele.

Basta levá-lo até a recepção do Instituto. Eles vão catalogar a obra e, ao fim da exposição, o livro será devolvido no mesmo lugar onde foi deixado. Uma biblioteca temporário com um conceito bem interessante.

Ainda não tive a oportunidade de visitar a exposição – mas certamente deixarei algum livro quando for. Os Primeiros Dez Anos fica no Instituto Tomie Ohtake até o dia 26 de fevereiro.

Quem gostou do trabalho da Marilá Dardot pode obter mais informações aqui. As fotos do post – com exceção da última, que é de minha autoria – foram tiradas do don’t touch my moleskine, mas também estão no site da Marilá.

Serviço:
Instituto Tomie Ohtake
Rua Corope, 88 – Pinheiros.  São Paulo, 05426-010
(11) 3814-0705

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s