Shakespeare for (really) dummies

No início do belo ano de 2011, eu e meus colegas de curso fomos confrontados pelos dessabores dos clássicos da literatura. Não era novidade quando, durante um almoço, começávamos a fazer alusões aos termos cunhados por essas obras. Todo mundo virou, em algum momento, desditosa, admirável, Aurora de Róseos Dedos, massa branca da barata… Tudo muito engraçadinho. Líamos com atenção, mas ao mesmo tempo adaptando cada passagem paulatinamente ao nosso cotidiano.

É claro que a festa acabava na hora da prova, quando precisávamos conciliar a atenta leitura com interpretações mirabolantes. Mas não há uma forma de fugir – estaremos, para sempre, marcados pelos livros presentes no programa da matéria. Entre muitas apropriações descontraídas, uma amiga propôs a feitura da versão popular da Odisseia, de Homero. Tempos depois, surgiria também o esboço de um projeto para desenvolver a versão lúcida de A Paixão Segundo G.H., de Clarice Lispector.

Não tenho propriedade alguma para falar de Shakespeare – afinal, nunca realizei uma leitura crítica, nem li obras suficientes do autor para tanto (uma vergonha, eu sei…podem me julgar sem medo). Ainda assim, é do conhecimento de todos – até mesmo daqueles que nunca leram trabalhos dele – que o enredo não é dos mais fáceis. E, como toda obra bem escrita, os fatos não são oferecidos ao leitor de forma mastigada. É preciso estar atento a todo o momento para encontrar significados ocultos nos pormenores da obra.

Scott Roeben, do site Dribbleglass, inspirado (embora nem desconfie disso) em nossas ideias, fez uma adaptação – um tanto perversa – de Shakespeare para o inglês moderno. O que o autor realmente queria dizer, e camuflava em frases bem elaboradas? Vocês podem conferir a lista aqui.

Aviso: se você é um fã sensível de Shakespeare, nem ouse abrir o arquivo. Existe uma alta dosagem de humor negro nas adaptações de Roeben. E vale reforçar – o Dribbleglass é um site humorístico, meio sem papas na língua. Esperem o pior!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s