Au grand jamais

Eu tenho um abismo por artistas discretos. Não se trata de uma declaração de repulsa a músicos amados por todos e todas. É só mais uma dessas tendências bobas presentes na minha vida. Existe uma infinidade de produções musicais excelentes que caem no esquecimento com uma facilidade assustadora. Perante tal situação, nunca consigo pensar em coisas ruins – o conteúdo era razoável, os caras eram preguiçosos e não foram muito longe, e coisas do tipo. Prefiro guardar uma imagem do cantor discreto, que pega o violão e faz música como se ninguém o observasse.

Sabe-se lá se foi assim um dia, porque o conheci um pouco tarde. Mas desde a primeira canção, sempre imaginei Bensé sentado nas margens do Sena cantarolando Au Grand Jamais. Sabe quando você está inquieto, ansioso para descarregar as palavras e aliviar a dor, mas prefere guardar tudo isso e fazer algo que dê prazer para abstrair? Uma espécie de refúgio, uma melancolia com um toque mais poético e sereno. Em um momento paradoxal de quietude desesperada, a cena se aplica com perfeição.

É engraçado. No único disco (na verdade são dois – ele lançou uma versão “atualizada” do primeiro cd em 2009) lançado por ele existe uma conexão entre todas as músicas – como se ele contasse uma história em 13 capítulos. Cada faixa emana tranquilidade – mas da forma paradoxal descrita acima. Os sentimentos impregnados em cada frase, por vezes, são extremamente melancólicos. Mas Bensé canta com tamanha brandura que fica até difícil não sorrir ao acompanhá-lo com meu francês razoável.

Ausente de pretensões, é possível definir a produção do músico com a ajuda de uma de suas músicas mais conhecidas – Quand Je Marche. A canção acaba e “soudain je me sens mieux“. Mais um para minha categoria de remédios naturais.

Anúncios

Um comentário sobre “Au grand jamais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s