Arte em livros

Não fui muito feliz na escolha do título. Mas se fosse explicá-lo logo de cara, ficaria enorme. E a ideia pouco me apetece. Dizer”arte em livros” parece pleonasmo. Pois literatura é uma arte, certo? Mais ou menos. Depende do que você entende por arte e por literatura. Como gosto é algo muito pessoal, sempre tem alguém para gostar de porcarias que saem pelas lojas fantasiadas de brochura. Quem sou eu para julgar?

Independente do conteúdo, a unanimidade pode existir no tratamento dado aos livros. A forma de cuidar desses preciosos itens varia bastante – há desde pessoas que adotam cuidados especiais na forma de abrir o livro até gente que faz anotações e dobra páginas. Eu pertenci ao primeiro grupo citado por muito tempo. Hoje, maltrato um pouco. Mas não é por maldade.

Grifo passagens e faço anotações nos cantos das folhas com o intuito de deixar minha marca nos livros. É legal quando releio e me deparo com frases que mal lembrava ter grifado. No fundo, é quase uma adaptação contemporânea do Palimpsesto – um tipo de pergaminho que tinha o texto apagado para ser reutilizada. Por meio de técnicas modernas, apesar da fragilidade do material, é possível recuperar alguns dos escritos apagados. Sobre a forma de lidar com os livros, recomendo um texto bem interessante da Vanessa Bárbara, intitulado “Levanta-te e grifa”.

Pessoas como o artista Ian John não se contentam com o ato de deslizar o lápis no papel – ele cria desenhos temáticos na obra. Exato, ele pega uma das folhas e desenha algum personagem ou característica condizente com o livro. Para variar, encontrei no Etsy. Um trabalho ousado, porém muito bacana.

Lolita, do Nabokov

Almoço Nu, do Burroughs

 

Clube da Luta, de Palahniuk

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s