Little (Lovely) Scraps of Paper

Pode soar estranho aos outros, mas sou viciada em cadernos. Vício pode parecer algo forte demais para designar uma paixão, mas só isso explica minha compulsão. Não precisa ser apenas um caderno comum. Quando me dou conta, estou no caixa com variedades da categoria – cadernetas, bloquinhos minúsculos e até mesmo os famosos moleskines. Muitos me dizem que é mal da profissão. Afinal, ainda mais importante que o gravador, todo jornalista deve ter sempre um bloco de papel consigo.

Você nunca sabe quando pode surgir uma pauta, e com papel em mãos é mais fácil armazenar as ideias. A paixão por pedaços de papel, porém, teve sua origem bem antes da escolha da profissão. Além das anotações de pautas, costumo escrever resenhas e anotar citações. Ocasionalmente, até arrisco algumas colagens. É uma pena não ter dotes artísticos para desenhar, pois caso os tivesse, também marcaria as páginas dos cadernos com desenhos.

Esses dias caí em um tumblr bem interessante. No Fuck Yeah Moleskine, os visitantes compartilham artes por eles realizadas nos clássicos caderninhos. Pouco tempo após minha descoberta, e ainda maravilhada com todos os trabalhos ali postados, li uma notícia sobre um novo aplicativo para iPhone e iPad. Os Moleskines ganharam uma versão online. É um conceito bacana, uma forma interessante de conciliar as novas engenhocas tecnológicas com hábitos antigos de anotar as coisas no papel. Entretanto, não vejo isso como uma prática com força semelhante ao bom e velho conjunto de bloco de notas e lápis.

Mas não tive tempo para perder as esperanças e imaginar um mundo sem anotações à moda antiga. O projeto Little Scraps of Paper, idealizado pelo diretor Tomas Leach, me proporcionou alívio imediato. Ele consiste em uma série de pequenos documentários de até dois minutos, que pretende mostrar como algumas pessoas utilizam blocos de papel para guardar e desenvolver pensamentos e ideias. Criatividade, beleza e simplicidade se misturam nas amostras desse projeto.

Selecionei três aleatoriamente, mas vocês podem conferir o restante aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s