Desafio Literário 2011

2010 foi um ano preguiçoso para livros. Para uma pessoa que lia no mínimo dois livros por mês, passei por um mudança drástica. Neste ano, com a transferência de faculdade, minha lista de coisas a fazer aumentou – e eu não soube administrar meu tempo para livros. Minha lista foi dominada pelas leituras da faculdade. Eis que, decepcionada com o meu desempenho, deparei-me com o Desafio Literário 2011.

A segunda edição do projeto pretende cumprir, como meta de leitura, o mínimo de 12 livros em um ano. Para isso, há um tema para cada mês – uma forma de estimular a leitura e dar espaço para assuntos que muitas vezes deixamos de lado por puro preconceito.

Para participar, basta postar a lista de obras escolhidas no blog pessoal e preencher o formulário com o link, até o dia 15 de dezembro. Quem não tem blog também pode participar – as listas serão publicadas no blog oficial. A cada mês, o participante deve resenhar o livro lido. Na edição de 2011, é possível incluir dois livros reservas para cada tema. E vale lembrar: o leitor que cumprir a meta poderá participar do sorteio de kits no final do ano que vem. O regulamento completo pode ser consultado aqui.

Para mim, será uma tentativa de ter um compromisso descontraído com uma das minhas atividades prediletas. E, claro, ter uma ajuda para voltar ao meu ritmo normal de leituras. Vamos à lista:

Janeiro – Literatura Infanto-Juvenil

O menino do pijama listrado, de John Boyne

No mês das férias, vamos nos divertir com a criançada e aproveitar o tempo junto da família com muita leitura! Que tal escolher algumas obras destinadas às crianças e aos adolescentes para o Desafio Literário 2011? No site da Revista Crescer há uma variedade de sugestões, considerando as faixas etárias de 1 a 10 anos.

Fevereiro – Biografia e/ou Memórias

Os Sapatos de Orfeu, de José Maria Cançado

A biografia é um gênero literário por meio do qual se narra a história de vida de uma pessoa após sua morte. Na atualidade, este gênero está passando por mudanças, tendo em vista que as pessoas têm escrito suas próprias memórias. Que tal ler aquela biografia e/ou livro de memórias de nosso ídolo?

Março – Obras Épicas

Odisseia, de Homero

O gênero épico é uma das mais antigas manifestações literárias. O enredo caracteriza-se por ressaltar os feitos dos heróis ou as aventuras de um povo. Neste mês, vamos desengavetar aqueles romances épicos que compramos por impulso e acabaram no esquecimento!

Abril – Ficção científica

A Vida, O Universo e Tudo Mais, de Douglas Adams

Até mais, e Obrigado Pelos Peixes!, de Douglas Adams (Reserva)

As obras de ficção-científica são aquelas que retratam, de modo real ou imaginário, o impacto da ciência e da tecnologia sobre a vida das pessoas, em particular, e da sociedade, em geral. No Brasil, este gênero literário não é muito popular, por isso, neste mês, que tal experimentar o gosto pelo tema?

Maio – Livro-reportagem

Na Pior em Paris e Londres, de George Orwell

O casamento da literatura com o jornalismo tornou o livro-reportagem um gênero literário. Com isso, os autores, que são jornalistas profissionais, têm uma alternativa para publicar seus textos, quando estes não podem ser veiculados em jornais e revistas devido ao extenso conteúdo. Vamos eleger nosso jornalista preferido?

Junho – Peças teatrais

O Pagador de Promessas, de Dias Gomes

Oba! As férias estão chegando, vamos ao teatro? De gênero dramático, as peças teatrais contemplam obras cujo enredo é baseado nos diálogos entre os personagens, os quais devem ser encenados pelos atores de acordo com o roteiro proposto pelo dramaturgo e direcionado pelo diretor.

Julho – Novos autores

Amostragem Complexa, de Simone Campos

Neste mês, a proposta é: incentivar a leitura de obras de autores nacionais, que ainda estão no anonimato, e divulgar o que há de melhor na literatura contemporânea. No Blog Desafio Nacional, vocês encontram uma relação de diversos novos autores.

Agosto – Clássico da literatura brasileira

Incidente em Antares, de Érico Veríssimo

Se durante a vida estudantil, muitos de nós “fugimos” dos clássicos da literatura brasileira por considerá-los chatos, agora é hora do desbloqueio literário. Neste mês, vamos nos dedicar aos autores nacionais, cujas obras definiram os movimentos literários do país a partir do século 19.

Setembro – Autores regionais

Nada me Faltará, de Lourenço Mutarelli

Vamos descobrir os talentos literários escondidos nos recantos deste imenso país? Neste mês, então, devemos ler obras de autores que são reconhecidos apenas no lugar onde nós vivemos. Está valendo autores do nosso município, da nossa região ou do nosso Estado. Este mês promete revelações literárias!

Outubro – Nobel de literatura

O Estrangeiro, de Albert Camus

O Prêmio Nobel de Literatura é concedido desde 1901 aos autores, cujas obras se distinguem pela ideologia que carregam em seu conteúdo. Mas, pouco se conhece sobre quem são os premiados e muito menos quais obras eles escreveram. Que tal pesquisar, ler e resenhar obras de autores premiados com o Nobel?

Novembro – Contos

A Dama do Cachorrinho e Outros Contos, de Anton Tchekhov

O ano está acabando e, como sempre, é tão atarefado, não é mesmo? Então, vamos relaxar um pouco com a leitura de obras que contenham contos. Numa breve descrição, os contos são pequenas narrativas, reais ou imaginárias, da vida cotidiana que impressionam o leitor com desfechos surpreendentes.

Dezembro – Lançamentos do ano

Para encerrar o ano com “chave de ouro”, devemos ler aquele livro que “bombou” em 2011 em todos os meios de comunicação e redes sociais. Quais serão as surpresas do mercado editorial? Que tal a leitura daquele livro que ganhamos em datas comemorativas e não o lemos porque a pilha não parou de crescer? (A escolha dos livros para esse tema será feita ao longo de 2011. Por isso não há como incluí-los na lista. Sendo assim, a seleção dos livros de dezembro de 2011 será uma surpresa para todos).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s