Música de Terça.

Terça-feira é um dia complicado. Culpa que pode ser atribuída ao seu caráter intermediário – afinal, a semana mal começou, e a sexta-feira demorará para chegar. Apesar da paixão por pedacinhos de cultura, representados por livros, cds e dvds, vejo a música como remédio com efeitos imediatos para os momentos de desânimo. Músicas animadas tiram da memória os problemas, ainda que o esquecimento dure apenas o tempo da música. Quando a melodia é mais lenta, ou a letra traduz tudo aquilo que sentimos, a primeira sensação proporcionada é de alívio – a certeza de que você não está sozinho.

The Black Keys

Com isso, anuncio um quadro fixo no blog: o Música de Terça. Simples assim, sem grandes pretensões. Uma tentativa de animar esse dia tão menosprezado da semana com palavras cantadas. E, lógico, dar dicas de bandas e cds novos, ou mesmo expor minha paixão por certos trabalhos musicais bem conhecidos por todos.

Para começar: The Black Keys. A banda, a princípio, utilizava apenas guitarra e bateria, mas não se enganem com as frequentes comparações feitas com o The White Strites. A dupla, formada por Dan Auerbach (vocal e guitarra) e Patrick Carney(bateria) em Ohio tem uma pegada diferente para as canções. É quase impossível ficar parado com os primeiros segundos de Everlasting Light, por exemplo. O primeiro disco, The Big Come Up foi lançado em 2002, mas a banda recuperou a atenção do público – em especial, do brasileiro – este ano, com o lançamento do álbum Brothers, em maio.

O Black Keys é bem lembrado pela canção Set You Free. Presente no segundo disco, Thickfreakness, de 2003, integrou com outras bandas de sucesso a trilha sonora do filme Escola de Rock, lançado no mesmo ano. Nos anos seguintes, a banda cativou um grande público e além de filmes, foi pano de fundo para inúmeras cenas em seriados e mesmo em comerciais. Atualmente, a mistura entre blues e rock com apenas dois instrumentos passou por pequenas alterações. Mas acrescentar piano e baixo em algumas faixas dos últimos cds não foi problema – o trabalho continua excelente.

Como recomendação, deixarei apenas três músicas (duas citadas acima). Para começar, Set You Free. Para refrescar a memória daqueles que não se lembram do filme:

If You Ever Slip, por sua vez, representa o intermediário. É de 2007, e está na trilha sonora do filme The Hottest State:

E para completar, a primeira faixa do último álbum, Everlasting Light:

Anúncios

Um comentário sobre “Música de Terça.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s