Começa a 34ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Os cinéfilos que estiverem na capital paulista entre 22 de outubro e 4 de novembro terão quatorze dias para nutrir o vício por filmes. Começa hoje a 34ª Mostra Internacional de Cinema. Com uma imensa lista de títulos – mais de 450 obras, os apreciadores poderão escolher entre 20 locais diferentes da cidade para assisti-los. Esta edição homenageia o diretor alemão Wim Wenders e o centenário do cineasta japonês Akira Kurosawa.

Para “acompanhar” a mostra, Storyboards originais dos filmes Kagemusha (1980), Ran (1985), Dreams (1990), Rhapsody in August, Madadayo (1993) e The Sea Watches (2002), todos dirigidos por Kurosawa, estão expostos no Instituto Tomie Ohtake até 28 de novembro. A editora CosacNaify também presta homenagem ao cineasta, com o lançamento do livro À Espera do Tempo – Filmando com Akira Kurosawa. O resultado da restauração feita com um de seus clássicos, Rashomon, também integra a lista de obras do catálogo. Wenders, por sua vez, ganha exposição no MASP até 9 de janeiro. Intitulada Lugares, Estranhos e Quietos, a série de fotografias será publicada também em livro, pela editora Imprensa Oficial. As películas do diretor alemão, Paris, Texas e Asas do Desejo, também serão exibidas na Mostra.

Entre as novidades da 34ª edição, está a mudança no número de acessos para o streaming da Mostra Online, organizado em parceria com a Mubi – comunidade online patrocinada pela Celluloid Dreams. Diferente do ano passado, o site permitirá 300 acessos para cada um dos 68 títulos escolhidos. Uma forma de levar os filmes até os cinéfilos que não estarão em São Paulo nos próximos dias. A parceria com a Sabesp e a ONG Parada Vital incentiva o uso de bicicletas para se deslocar de um cinema a outro. Basta fazer um cadastro na Central da Mostra, obedecendo às exigências do regulamento, e verificar quais espaços participantes oferecem o serviço.

As principais expectativas para a edição de 2010 são Um Lugar Qualquer, de Sofia Coppola e Você Vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos, de Woody Allen. Destacam-se também Cópia Fiel, protagonizado pela atriz Juliette Binoche – premiada este ano no Festival de Cannes – e Submarino, de Thomas Vinterberg. O cineasta dinamarquês obteve reconhecimento ao lançar o filme Festa de Família, em 1998, a primeira obra do movimento Dogma 95, criado por ele com o diretor Lars Von Trier. Outro filme aguardado é Em um Mundo Melhor, da também dinamarquesa Susanne Bier.

Outro destaque é o livro Os Filmes da Minha Vida, fruto da Mostra Internacional de Cinema, que ganha segunda edição no evento. A primeira película exibida em sessão exclusiva foi O Estranho Caso de Angélica, do diretor Manoel de Oliveira, co-produzido pela Mostra. A 34ª edição inicia a programação com sessões a partir das 11h até a meia-noite.

Site da Mostra

Serviço

O melhor local para se informar sobre a Mostra é a Central, localizada no Conjunto Nacional. Os pacotes só podem ser adquiridos ali, assim como o catálogo e a programação. Camisetas, canecas e outros itens personalizados também estão disponíveis no mesmo local.

Central da Mostra
Conjunto Nacional – Av. Paulista, 2073 (ao lado do Cine Livraria Cultura)/ São Paulo-SP
(11) 3251-3374

(11) 3251-3369

[Publicado também no site de Cultura Geral da Cásper]

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s