Dia das Crianças – Para não passar em branco

Feriado preguiçoso. Final de semana, segunda e terça foram dias de puro descanso: nada de sair de casa. Só dormir, ler e ‘atualizar’ os seriados. Tempo suficiente para recarregar as energias e ter forças (e disposição, claro) para enfrentar todos os trabalhos da faculdade. E tentar conciliar o tempo para eles com o tempo para a Mostra Internacional de Cinema, que começa no dia 22 de outubro.

Por ser o Dia das Crianças, escolhi duas coleções de livros e dois filmes como recomendações à quem tenha crianças por perto.

Entre os livros, as coleções fizeram parte da minha infância. Antes de tomar gosto por leituras mais sérias, conheci os inúmeros títulos da Coleção Vaga-Lume. Publicados pela Editora Ática, na década de 90 eles estavam nas estantes de muitos colégios. Voltados, logicamente, para o público infanto-juvenil, abordavam histórias de suspense. Eram sempre propícios ao estímulo da curiosidade – impossível não sentir aquela ansiedade para conhecer o desfecho. Todos apresentam uma linguagem mais simples, e os pequenos leitores mais ávidos terminam um volume no mesmo dia. Vários escritores participaram do projeto, e vale notar a presença de autores que ganharam notoriedade entre o público adulto, como Marçal Aquino. A Série Vaga-Lume foi criada há 38 anos. Para os mais nostálgicos, vale relembrar os títulos com a lista feita pela Raquel, no listal.

Pouco tempo depois, tive meu primeiro contato com a Coleção Os Karas, de Pedro Bandeira. Difícil encontrar pessoas da minha geração que não tenham pelo menos iniciado a leitura de um dos cinco livros lançados:
A Droga da Obediênca
Pântano de Sangue
Anjo da Morte
A Droga do Amor
Droga de Americana!

“Os Karas” eram cinco adolescentes habitantes da capital paulista. Em cada livros, envolviam-se com algum mistério. No caso, os livros seguem mais ou menos a mesma linha da série citada anteriormente, por ter sempre um suspense resolvido no final. A diferença é que aqui, o mesmo grupo aparece nos cinco livros. Vale lembrar de outro livro do mesmo autor, A Marca de uma Lágrima. O mistério não fica de lado, mas este título está mais ligado às complicações do primeiro amor.

Quanto aos filmes, embora tenha muito amor pelos clássicos da Disney, escolhi duas películas que fogem um pouco do comum para a categoria. O primeiro, O Estranho Mundo de Jack, pode assustar algumas crianças. Mas não consigo assisti-lo atualmente e não me lembrar de todas animações e desenhos que fizeram parte da minha infância. Com ele, também despertei um interesse maior por animações – em especial, quando envolvem stop motion, para citar a postagem anterior.

O outro escolhido foi Em Busca da Terra do Nunca. Este é mais para adultos nostálgicos mesmo. Uma releitura muito bonita de Peter Pan, com dois atores excelentes: Johnny Depp e Kate Winslet.

Para finalizar, escolhi outro livro. Foi uma das obras de leitura obrigatória em vestibulares como o da UFMS, quando prestei. Aproveito o gancho: é uma leitura recomendada tanto para jovens como para adultos nostálgicos. Em O Encontro Marcado, de Fernando Sabino, acompanhamos a trajetória de Eduardo Marciano. Com todos os detalhes: da infância ao envelhecimento – para deixar o leitor com a sensação de ter acompanhado a história de um amigo próximo. Aproveitando o envolvimento com a história, o autor propõe reflexões sobre o amadurecimento e a forma como lidamos com as dificuldades da vida. Sabino completaria 87 anos hoje, mas faleceu em 2004. O romance citado anteriormente foi lançado em 1956. Fica aí minha pequena homenagem a um dos meus escritores prediletos.

Anúncios

2 comentários sobre “Dia das Crianças – Para não passar em branco

  1. lí Anjo da Morte, Droga da Obediencia e o Escaravelho do Diabo, nao lembro se foi em 99, 2000, ou 2001… mas não me orgulho, nessa época você ja encarava Clarice, tenho medo de você!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s