Ilusão Favorável

É normal assistir a filmes sem saber as técnicas utilizadas na produção. Afinal, na maior parte dos casos, procuramos absorver o conteúdo de uma película, dando pouca atenção a todo trabalho executado pela equipe responsável pelo filme. É comum notarmos essas técnicas ‘inconscientemente’. O que acontece, normalmente, quando a sequência termina e alguém diz “Não sei explicar o motivo, mas tem algo muito legal que faz com que eu goste desse filme!”. O Stop Motion entra nesta categoria.

A técnica tornou-se mais conhecida nos casos em que objetos são utilizados. Em especial, as criaturas inanimadas escolhidas são bonecos. É o caso de filmes como Wallace e Gromit, de Nick Park e A Noiva Cadáver, de Tim Burton. Pegando um exemplo mais recente, temos O Fantástico Senhor Raposo, de Wes Anderson. O trabalho requere calma e tempo. Para criar a ilusão de movimento, são necessários de 12 a 24 quadros (frames) por segundo.

O Stop Motion também caiu no gosto dos músicos. Entre os exemplos mais conhecidos, há o clipe de Strawberry Swing, da banda Coldplay. E um dos principais responsáveis pela difusão da técnica no meio dos videoclipes, Her Morning Elegance, de Oren Lavie. Mas quero destacar vídeos não comerciais. Feito pelas pessoas por simples distração. Por serem vídeos mais curtos – costumam ter de 30 a 60 segundos – criam um certo vício. Dá vontade de rever repetidas vezes. Embora conhecesse a técnica por gostar muito do trabalho de Tim Burton, só busquei mais informações ao encontrar alguns vídeos no Flickr. O primeiro veio da página de Tuane Eggers. Todos os temas escolhidos por ela têm um tom melancólico, e combinam bastante com dias nublados – que eu particularmene adoro. Escolhi o meu predileto:

Embora este outro combine mais com domingos preguiçosos como hoje:

Deixando de lado a melancolia, também gosto bastante dos vídeos da Melina de Souza. A maioria tem o amor como tema, sempre acompanhados por uma música animada e bastante coloridos. O tipo de vídeo que te deixa com um sorriso no canto do rosto quando acaba:

E para combinar com a primavera (que só começou no calendário em São Paulo):

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s