Ordinários Estrangeiros

Após redigir quatro romances, Clarice Lispector selecionou alguns contos a serem publicados em livros. A relação da mulher com a família foi retratada na obra Laços de Família, em 1960. Após quatro anos, mostrou o cotidiano por outra perspectiva em A Legião Estrangeira. À primeira vista, o que soava comum ganhou ali nova interpretação, marcada pelo estilo que foge ao óbvio, típico da escritora.

A solidão e melancolia são esmiuçadas dentro das relações humanas nos treze contos. Logo no primeiro conto, a autora aborda a esperteza das crianças. Os desastres de Sofia mostra uma garota ambiciosa com os próprios escritos. Consequência indireta da relação com o professor, impressionado com as redações da aluna. A infância é pano de fundo também para Evolução de uma miopia. Através de uma metáfora, conta as peripécias de um garoto que graças ao seu problema de visão descobre as belezas do mundo.

Os animais também são figuras recorrentes no livro. A escritora procura humanizá-los, utilizando uma linguagem mais poética na abordagem. É o caso de Tentação, onde uma menina ruiva encontra um cão da raça basset na rua que partilha a mesma condição – “Numa terra de morenos, ser ruivo era uma revolta involuntária”.

Viagem a Petrópolis, contrapõe a presença de crianças nos contos e opta pela nostalgia, contando a história de uma velhinha rejeitada em busca de um lugar para viver. O livro enfatiza amizade e amor, em especial, nos contos Uma amizade sincera e A mensagem, que abordam a efemeridade das relações e propiciam uma sensação de ansiedade e angústia. O ovo e a galinha, pelo caráter intrigante, parece antecipar uma das obras mais famosas de Lispector, lançada no mesmo ano – A paixão segundo G.H.

O conto responsável pelo título finaliza a publicação, mesclando as duas características mais fortes da compilação – os animais e a infância – ao relatar a relação da narradora com a pequena Ofélia, sua vizinha, e um pintinho que acabou de ganhar.

As personagens cativantes e histórias que prendem a atenção do leitor até o fim são os fatores responsáveis para que essa obra seja indispensável aos que anseiam conhecer a fundo o trabalho de Clarice Lispector.

[Publicado também no site de Cultura Geral da Cásper]

Anúncios

Um comentário sobre “Ordinários Estrangeiros

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s