Artistas Brasileiros Homenageiam Kaith Haring

Terminou no mês passado a exposição Selected Works, de Keith Haring, em São Paulo (SP). Para a felicidade dos admiradores, novidades relacionadas ao artista estavam por vir. Em parceria com a galeria Choque Cultural e a Livraria Cultura, a Editora Cosac Naify convidou artistas a ilustrarem O Livro da Nina Para Guardar Pequenas Coisas. Publicado no Brasil em abril deste ano, a obra era originalmente um presente de Haring para Nina, filha do pintor Francisco Clemente. Para o aniversário de 7 anos da menina, em 1988, ele criou um livro que era praticamente um convite ao bom uso da imaginação.

Nas instruções iniciais, o norte-americano avisa “Se quiser colecionar coisas grandes, arrume uma caixa”, apontando o objetivo principal do livro: guardar pequenos detalhes. Completar um desenho, iniciar outro, colar adesivos, recortar e colar figuras, eram apenas algumas das sugestões para completar os espaços em branco. O pai da menina, admirado, achou melhor deixar o livro intacto, o que facilitou a publicação do mesmo nos EUA em 1994. Embora seja uma sugestão ideal para presente no dia das crianças, os adultos não resistem. Basta dar uma olhada nas páginas para sentir vontade de passar horas completando esta caixinha de recordações em forma de livro.

Entre os artistas da galeria Choque Cultural, MZK, Presto e SHN foram responsáveis pelo preenchimento de três páginas duplas do livro, ampliadas. Outros, como Carla Barth, Mariana Martings e Speto ilustraram as páginas do exemplar. O resultado do projeto ficará exposto na vitrine da Livraria Cultura do Conjunto Nacional (na unidade de Artes) até o dia 24 de outubro. Vale conferir e notar a mistura do trabalho de Haring com as características de cada participante.

O artista norte-americano foi um dos pioneiros da mistura entre arte moderna e grafitti. Tudo começou com desenhos feitos a giz nas estações de metrô e trem de Nova York. Foi ali que seu trabalho obteve destaque, na década de 80. Posteriormente, tornou-se conhecido também pela dedicação a causas sociais – presentes em suas obras, marcadas por questões como direitos civis e a busca pela paz.

Quem perdeu a exposição Selected Works em São Paulo pode conferi-la no Rio de Janeiro. A Caixa Cultural da capital carioca recebe as obras até o dia 14 de novembro.

Endereços e Horários

[Exposição em Homenagem a Kaith Haring, em São Paulo-SP]
De 4 a 24/10
De segunda à sábado, das 9h às 22h; domingos e feriados, das 12h às 20h
Na Livraria Cultura | Loja de Arte
Av. Paulista 2073, Conjunto Nacional

[Selected Works, no Rio de Janeiro-RJ]
De 28/09 a 14/11
Na Caixa Cultural – Av. Almirante Barroso, 25
Entrada franca
Informações: (21) 2544-4080

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s